Av. Diário de Notícias, 200 - Barra Shopping Sul
Atualização das Diretrizes na Avaliação do Perfil Lipídico
30 de outubro

INSCREVA-SE AGORA

Atualização das Diretrizes na Avaliação do Perfil Lipídico

Jejum para avaliação do perfil lipídico: sim ou não?

Na coleta de amostra com ou sem jejum, é recomendado que o laboratório informe no laudo o estado metabólico do paciente no momento da coleta da amostra (tempo de jejum). Quando houver, na mesma solicitação de perfil lipídico, outros exames que necessitem de jejum prolongado, o laboratório clínico poderá definir o jejum de 12 horas para todos os exames.


Descrição

Recentemente no Brasil houve uma atualização nas Diretrizes para a Avaliação no Perfil Lipídico com a redação do Consenso Brasileiro para a Normatização da Determinação Laboratorial do Perfil Lipídico.  Este dispensa a necessidade de jejum de 12 horas para exames do perfil lipídico. Sendo assim, Colesterol Total (CT), LDL‐C, HDL‐C, não‐HDL‐ C e Triglicerídeos (TG) podem ser dosados fora do jejum. O Consenso descreve algumas das motivações para a não obrigatoriedade do jejum na maioria dos casos. Dentre elas, está a constatação do avanço das metodologias diagnósticas, o consumo de alimentos antes da realização desses exames – desde que habituais e sem sobrecarga de gordura -, causa baixa ou nenhuma interferência na análise do perfil lipídico. Além disso, é descrito que as dosagens realizadas após as refeições habituais são mais práticas e seguras em algumas situações. De acordo com o Consenso se evita que o paciente diabético, por exemplo, corra o risco de uma hipoglicemia por causa do jejum prolongado, entre outros transtornos e intercorrências mais comuns em gestantes, crianças e idosos. Além de mais comodidade para o paciente, outro benefício decorrente da flexibilização, é a oportunidade que os laboratórios de análises clínicas têm de otimizar seu fluxo de atendimento, com mais horários disponíveis para a coleta, reduzindo assim o congestionamento especialmente no início das manhãs.  Essa prática já é realidade nos EUA, Canadá e em alguns países da Europa e a intenção é que seja gradualmente aceita pelos laboratórios de análises clínicas no Brasil.

De acordo com o Consenso, o médico é quem deverá avaliar os casos em que ainda pode ser necessário o jejum prolongado para esses exames, como, por exemplo, quando o paciente apresenta concentração de TG acima de 440 mg/dL, fora do estado de jejum, sendo considerado como referência o nível desejável até 175 mg/dL. Neste caso, a orientação ao médico que solicitou a avaliação do perfil lipídico é fazer outra prescrição ao paciente para a avaliação do TG, com o jejum de 12h, e dessa forma será considerado um novo exame de TG pelo laboratório.

 

A quem se destina

  • Profissionais e estudantes da área da saúde.

Como funciona

O curso iniciará com uma explanação teórica sobre bioquímica e metabolismo de lipídios, triglicerídeos, colesterol total e suas frações. Após um breve intervalo será apresentado o Consenso Brasileiro para a Normatização da Determinação Laboratorial do Perfil Lipídico e resolução de casos clínicos.


 

Estratégias práticas

Aula expositiva dialogada com uso de slides e de Datashow.

 

Coordenadoras

Drª Juliane Rossato

Biomédica graduada pela Feevale (2006), especialista em Biologia e Genética Forense pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007), Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e Doutora em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017).

Drª Cláudia Funchal

Farmacêutica Bioquímica (Universidade Católica de Pelotas - 1998), Mestre (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - 2002), Doutora Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e Pós - doutora em Ciências Biológicas: Bioquímica Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006).

Organizadores

NESQV e UC SOCERGS


 

Palestrantes

Dra Cláudia Funchal e Dra Juliane Rossato

 

Conteúdo Programático

Dia 1

Noite

19h00 / 19h30 – Bioquímica e metabolismo de lipídios
19h30 / 20h00 – Bioquímica e metabolismo de triglicerídeos e colesterol e suas frações
20h00 / 20h30 – Exames bioquímicos para avaliação do perfil lipídico
20h30 / 20h45 – Intervalo
20h45 / 21h45 – Consenso Brasileiro para a Normatização da Determinação Laboratorial do Perfil Lipídico
21h45 / 22h00 – Considerações finais, dúvidas e encerramento.


 

Benefícios

Atividade distribuída entre teoria e prática, capacitando os participantes a realizarem suas mudanças de atitudes em busca dos melhores resultados, entender os diversos contextos e antever sua forma de se posicionar, ajustado ao contexto onde estiver inserido.

 

Dinâmica

Alinhamento e harmonização entre as instituições e profissionais envolvidos desde o pedido do exame até o diagnóstico final, pois a partir da liberação do Consenso os laudos dos laboratórios clínicos em todo território nacional foram alterados. E novos valores de referência e valores de alvo terapêutico para o perfil lipídico de adultos, crianças e adolescentes foram estabelecidos

 

Formas de pagamento

  • Boleto Bancário;
  • Cartões de Crédito;
  • Cartões de Débito.

Importante saber

  • Estacionamento no Barra Shopping Sul
    Diária fixa: R$ 12,00
  • Certificação emitida pela SOCERGS

Investimento

VALOR POR ALUNO R$ 250,00

Sócio SBC/SOCERGS receberá 25% de desconto.

Conheça as vantagens de ser um Sócio SBC:

ASSOCIE-SE: CLIQUE AQUI

Fale conosco
Obrigatório
E-mail inválido
Obrigatório
Obrigatório

Há campos com informação inválida.

Erro.
A mensagem não foi enviada.

Sua mensagem foi enviada.
Aguarde nosso contato.

Desenvolvido por msmidia.com e Nakked