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Gestão Prática de Consultório e Clínica
25 e 26 de novembro

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Gestão Prática de Consultório e Clínica

Administrando com eficiência as clínicas médicas

Oferecer conteúdo técnico e prático para uma gestão eficaz e lucrativa de consultório e/ou clínica médica, com a estruturação de plano de negócio, ferramentas de administração e gestão de pessoas e fidelização do paciente / cliente.


A quem se destina

  • Médicos e profissionais que atuam na área da saúde.

 

Como funciona

A metodologia focará na prática do dia adia e na fundamentação teórica;

  • 2h Conceitos básicos da ciência da Administração
  • 2h Áreas da Administração
  • 2h Prática do Consultório
  • 2h Case e questionamentos do mercado.

 

A Gestão do consultório e as áreas da Administração:
Conceitos: Planejamento, organização, direção e controle.
Gerenciamento de Processos (melhores práticas), preço de venda de serviços, valor agregado, marketing (propaganda, qualidade e resultado do serviço), indicadores de controle e Planejamento Estratégico (PDCA).

 


 

Coordenador

Márcia Rech

Organizador

Cassio Mattos Gestão e Desenvolvimento


 

Palestrante

Claudia de S. P. Abreu
Administradora formada pela UFSM, especialista em Gestão em Saúde pela UFRGS, mestre em Saúde Coletiva pela UNISINOS. Professora de graduação e pós-graduação. Aproximadamente 20 anos de experiência na gestão em saúde. Foi gerente, diretoria administrativa, administradora e superintendente de hospitais. Consultora. Presidente do CRA-RS.

Flávio C. de Abreu
Administrador formado pela UFSM, mestre em Administração pela UNISINOS. Professor de graduação (UNISINOS e IPA/METODISTA) e de pós-graduação (Faculdade São Camilo/RJ e SENAC/RS)

 

Estratégias práticas

RH – selecionar pessoas certas para as atribuições, mantê-las nos cargos e o ambiente de trabalho.
Finanças – relacionamento com os convênios, programação de caixa, agenda e resultado financeiro.
Materiais/logística – comprar bem, entrega eficaz, bom preço e oportunidades de mercado.
Case de consultoria – Um grupo de médicos que deixaram os consultórios individuais e uniram-se numa clínica de especializada que agregaram outros serviços.
Consultório é um bom negócio? Vale a pena atender Planos de Saúde?
Os fatores críticos na estruturação de consultório e clínica. As características peculiares da consulta médica.
Quanto vale sua consulta? Como precificar e administrar as finanças do seu negócio.
O perfil e competências para atuar como líder da equipe e médico gestor.
O que é, e como utilizar o marketing a seu favor.
Serviços e produtos são coisa diferentes! Como captar novos clientes.
O paciente / cliente está muito exigente. O que fazer para não os perder?
Plano de negócio eficaz – noções gerais.

Serão desenvolvidos no Módulo II as fases de análise e execução do Plano de Negócio.

 

Conteúdo Programático

Dia 01: 25/11/2019

Noite

19h00 / 21h00 – Conceitos: Planejamento, organização, direção e controle (PDCA), Processos, preço de venda de serviços, valor agregado, marketing (propaganda, qualidade e resultado do serviço), indicadores de controle e Planejamento Estratégico.
21h / 21h30 – Intervalo
21h30 / 23h – Finanças – fluxo de caixa.

Dia 2: 26/11/2019

Noite

19h / 21h – A Gestão do consultório e as áreas da Administração:
19h / 21h – Case de consultoria – Um grupo de médicos que deixaram os consultórios individuais e uniram-se numa clínica especializada e agregaram outros serviços.
19h / 21h – RH – selecionar pessoas certas para as atribuições, mantê-las nos cargos e o ambiente de trabalho.
19h / 21h – Materiais/logística – comprar bem, entrega eficaz, bom preço e oportunidades de mercado.
19h / 21h – Finanças – relacionamento com os convênios, agenda e resultado financeiro.
19h / 21h – Consultório é um bom negócio? Vale a pena atender Planos de Saúde?
19h / 21h – Planejamento, organização e controle como ferramentas da lucratividade.
19h / 21h – Os fatores críticos na estruturação de consultório e clínica. Plano de negócio eficaz.
19h / 21h  Quanto vale sua consulta? Como precificar e administrar as finanças do seu negócio.
21h /21h30 – Intervalo
21h300 / 23h – O perfil e competências para atuar como líder da equipe e médico gestor.
21h300 / 23h   – O que é e como utilizar o marketing a seu favor
21h300 / 23h  – Serviços e produtos são coisa diferentes! Como captar novos clientes.
21h300 / 23h  – O paciente / cliente está muito exigente. O que fazer para não os perder?
00h21h300 / 23h –  As características peculiares da consulta médica. O que fazer e o que não fazer. (Ética Médica)


 

Dinâmica

Uso de diversos recursos didáticos como: exposição oral, dinâmicas de grupo, filmes, discussão de cases, entre outros.

 

Formas de pagamento

  • Boleto Bancário;
  • Cartões de Crédito;
  • Cartões de Débito.

Importante saber

  • Estacionamento no Barra Shopping Sul
    Diária fixa: R$ 12,00
  • Certificação emitida pela SOCERGS

Investimento

VALOR POR ALUNO R$ 680,00

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