Av. Diário de Notícias, 200 - Barra Shopping Sul
Polifenois: Papel na vitivinicultura e na saúde - Turma 01
07 de novembro

INSCREVA-SE AGORA

Polifenois: Papel na vitivinicultura e na saúde - Turma 01

A uva como aliada na saúde e qualidade de vida

Os benefícios da uva são inúmeros, principalmente pela fruta ser uma das maiores fontes naturais de polifenois, com propriedades antioxidantes, cardioprotetoras, anticancerígenas, anti-inflamatórias, hepatoprotetoras e neuroprotetoras, podendo ser utilizada como adjuvante terapêutico para aumentar a qualidade de vida da população.


Descrição

O Rio Grande do Sul é um estado representativo mundialmente, tanto na viticultura quanto na vinicultura. Atualmente, a área de produção vitivinícola no Brasil soma 83,7 mil hectares, estendendo-se desde o extremo sul do país até regiões próximas ao Equador.  As videiras compreendem inúmeras espécies e seus híbridos (cruzamentos). Comercialmente, são classificadas basicamente em dois grupos: as finas (cultivares de Vitis vinifera) e as “rústicas” ou “comuns” (cultivares de uvas Americanas – Vitis labrusca e Vitis bourguina – e híbridos). A produção de vinhos, suco de uva e derivados presentes no mercado está concentrada principalmente no Rio Grande do Sul, que atinge cerca de 90% da produção nacional. No ano de 2015 foram produzidas 1.499.353 toneladas de uvas no Brasil, com aumento de 4,41% em relação ao ano anterior. A produção de uvas destinadas ao processamento (vinho, suco e derivados) foi de 781.412 toneladas de uvas, representando 52,12% da produção nacional. O restante da produção (47,88%) foi destinado ao consumo in natura (EMBRAPA, 2015).  Neste sentido, a ingestão de produtos derivados da uva, como suco e vinho, tem demostrando inúmeras propriedades benéficas. Portanto, neste curso serão discutidos alguns conceitos básicos sobre radicais livres e antioxidantes, dando enfoque para a caracterização e classificação dos polifenois. Após essa breve explanação bioquímica será apontado o papel dos polifenois na vitivinicultura, vinicultura e na saúde. Serão discutidos os benefícios do consumo de uva e vinho, com ênfase nos produtos da serra gaúcha. A aula terá o serviço de degustação orientado com sucos e vinhos, brancos e tintos, a fim de exemplificar o conteúdo visto teoricamente.

 

A quem se destina

  • Profissionais da área da saúde e público em geral.

Como funciona

O curso iniciará com uma explanação teórica sobre radicais livres e antioxidantes, seguido da importância dos polifenois, da vitivinicultura, vinicultura e saúde. Será realizado um breve intervalo, seguido de degustação orientada de sucos e vinhos, dando continuidade a discussão sobre os benefícios do consumo de polifenois.


 

Estratégias práticas

Aula teórica com slides e uso de Datashow. Degustação orientada com amostras de sucos e vinhos (brancos e tintos) que serão fornecidos por uma vinícola parceira. Serão oferecidos salgadinhos para manutenção do paladar.

 

Coordenadoras

Drª Juliane Rossato

Biomédica graduada pela Feevale (2006), especialista em Biologia e Genética Forense pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007), Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e Doutora em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017).

Drª Cláudia Funchal

Farmacêutica Bioquímica (Universidade Católica de Pelotas - 1998), Mestre (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - 2002), Doutora Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e Pós - doutora em Ciências Biológicas: Bioquímica Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006).

Organizadores

NESQV e UC SOCERGS


 

Palestrantes

Drª Cláudia Funchal

Drª Caroline Dani - Graduação em Biomedicina pela Universidade Feevale (2004), mestrado (2006) e doutorado (2008) em biotecnologia pela Universidade de Caxias do Sul. Pós doutorado na Georgetown University, Washington, DC, EUA.

Conteúdo Programático

Dia 1

Noite

19h00 / 19h30 – Radicais livres e mecanismos antioxidantes
19h30 / 20h00 – Caracterização e classificação dos polifenois
20h00 / 20h30 – Papel dos polifenois na vitivinicultura, vinicultura e na saúde
20h30 / 20h45 – Intervalo
20h45 / 21h45 – Degustação orientada de sucos e vinhos e benefícios do consumo de uva na saúde
21h45 / 22h00 – Considerações finais, dúvidas e encerramento..


 

Benefícios

O curso terá um enfoque no entendimento do papel bioquímico dos polifenois, evidenciando os mecanismos antioxidantes na melhoria da qualidade de vida. Degustação de sucos e vinhos da serra gaúcha orientada por pesquisadoras da área de vitivinicultura e vinicultura.

 

Dinâmica

  • Aula teórica com Datashow.
  • Degustação orientada de sucos e vinhos (brancos e tintos) acompanhada de explanação sobre benefícios de polifenois na saúde.
  • Uso das bancadas laterais para realização do serviço.

 

Formas de pagamento

  • Boleto Bancário;
  • Cartões de Crédito;
  • Cartões de Débito.

Importante saber

  • Estacionamento no Barra Shopping Sul
    Diária fixa: R$ 12,00
  • Certificação emitida pela SOCERGS

Investimento

VALOR POR ALUNO R$ 300,00

Sócio SBC/SOCERGS receberá 25% de desconto.

Conheça as vantagens de ser um Sócio SBC:

ASSOCIE-SE: CLIQUE AQUI

Fale conosco
Obrigatório
E-mail inválido
Obrigatório
Obrigatório

Há campos com informação inválida.

Erro.
A mensagem não foi enviada.

Sua mensagem foi enviada.
Aguarde nosso contato.

Desenvolvido por msmidia.com e Nakked